Seu Desafio

Atuadores Rollon para automação da Moldagem de plástico

Report

Robôs industriais usados para carregar e descarregar máquinas injetoras podem ser extremamente caros e menos flexíveis do que soluções colaborativas ou desenvolvidas internamente. É por isso que a Stone Plastics & Manufacturing Inc., uma empresa norte-americana especializada na moldagem de componentes plásticos, decidiu construir seu próprio sistema robótico para carregar e descarregar prensas. Esta solução permite que a empresa obtenha maior controle sobre os custos. Para o movimento linear em seus robôs, a empresa usa atuadores da Rollon.

Os produtos plásticos da Stone Plastics, usados principalmente para aplicações automotivas e de bens de consumo, são obtidos através de 68 máquinas injetoras que variam de 22 a 1.000 toneladas. A empresa tem também aproximadamente 800 moldes únicos com até 16 cavidades em cada um. Além de servir as indústrias automotiva e de bens de consumo, a Stone Plastics fabrica peças plásticas para aplicações em outras indústrias, como fabricação de móveis, lazer, construção e fabricação de eletrodomésticos.

O robô de 3 eixos personalizado da Stone Plastics, com ferramentas instaladas na ponta do braço, puxa as peças plásticas para fora dos moldes. A ferramenta instalada na ponta do braço é equipada com ventosas que removem as peças acabadas e as depositam em uma correia transportadora. Os tempos médios de ciclo para este processo variam de 10 a 30 segundos, dependendo da aplicação. Com o elevado custo do tempo de inatividade para instalar novos equipamentos, a Stone Plastics precisava de um atuador confiável e fácil de implementar. Depois de analisar as caraterísticas técnicas, caraterísticas de desempenho e capacidades gerais, a Stone Plastics optou por atuadores da Rollon.

A solução: Atuadores Rollon

A Stone Plastics utiliza três atuadores do Rollon para seu robô de 3 eixos:
• R-SMART 160 SP6 para o eixo X
• R-SMART 120 SP4 para o eixo Y
• S-SMART 65 SP para o eixo Z

Os atuadores lineares SMART têm caraterísticas de desempenho que cumprem os requisitos da aplicação, incluindo:
• Alta velocidade e aceleração
• Alta capacidade de carga
• Baixa fricção
• Longa vida útil
• Baixo ruído

Elevada capacidade de carga e dimensões mínimas

Os atuadores R-SMART 120 e 160 da Rollon são uma excelente escolha para os robôs da Stone Plastics devido a sua elevada capacidade de carga e dimensões reduzidas. R-SMART usa guias de perfil duplo em vez de uma guia de perfil único, proporcionando maior capacidade de carga. Outra vantagem da alta capacidade de carga e baixa deflexão é que podem ser feitas configurações em cantiléver quando o espaço é limitado.

Como alternativa a um sistema cartesiano clássico, R-SMART pode ser utilizado num sistema XYZ com uma configuração em cantiléver. Isso não só reduz o custo dos atuadores duplos do eixo X, como também elimina complicações adicionais e aumentos de preços associados à implementação de controles, caixas de velocidades, motores, veios de conexão, etc. O uso de R-SMART como eixos X e Y permitiu à Stone Plastics poupar dinheiro a curto e longo prazo.

O atuador S-SMART Z possui uma cabeça de acionamento fixa em alumínio anodizado, bem como um perfil robusto e móvel em alumínio extrudido com uma largura transversal de 65 milímetros. Este atuador de alta qualidade é acionado por uma correia de poliuretano reforçado com aço com uma polia em ômega. As cargas úteis são facilmente suportadas por uma guia linear de perfil único com dois rolamentos de esferas recirculantes.

Subscrever

Junte-se ao Rollon World e receba a nossa actualização mensal na sua caixa de correio

Seleccione o seu país

Pergunte a Rollon

Nossos especialistas conseguem resolver seus desafios

INSCREVA-SE NO SEU NOVO ESPAÇO PESSOAL

Renove a sua inscrição.
Bem-vindo à nova experiência digital da Rollon. Você já tem uma conta no Rollon.com?
Para continuar a usufruir das vantagens da sua área pessoal e descobrir as novas funcionalidades, por favor siga o link abaixo para efetuar um novo registo.

COMPLETAR MEU CADASTRO