Seu Desafio

Imagiologia médica, guias Rollon para aplicações seguras e precisas

Artigo

As guias lineares Rollon proporcionam um movimento suave e silencioso das camas em aplicações de imagiologia médica e eixos de movimento auxiliares. A precisão do movimento, o conforto do doente e o manuseamento de pesos pesados são as vantagens das soluções de movimento linear

 

Guias lineares no setor médico

Os sistemas de imagiologia médica contêm tantos elementos eletrônicos de alta tecnologia que é demasiado fácil ignorar os componentes mecânicos que contribuem para o sucesso ou falha destes sistemas no terreno. Considere as guias lineares, por exemplo. Encontram-se em uma variedade de sistemas de imagem, desde máquinas de raios X tradicionais até sistemas avançados como ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC) e tomografia por emissão de pósitrons (PET).
Normalmente, as guias são usadas para mover e suportar camas motorizadas que posicionam os doentes sob os elementos de escaneamento do sistema, embora por vezes também sejam usadas para eixos de movimento auxiliares.
Operar uma cama motorizada é uma tarefa aparentemente simples, mas também é crucial. Se estas guias lineares falharem, podem mesmo pôr fora de serviço o sistema de imagiologia mais avançado.

A falha nessas aplicações de imagiologia médica ocorre normalmente quando as guias não são suficientemente resistentes para suportar cargas pesadas associadas a camas de pacientes em movimento. Com essas cargas, que geralmente excedem 1.300 kg, os elementos rolantes instalados nas guias podem ficar facilmente desalinhados e desgastar-se prematuramente. No entanto, há outro aspeto, muitas vezes subestimado, que decreta o sucesso em aplicações de imagiologia médica; os rolamentos devem funcionar de forma silenciosa e suave, não somente para a qualidade de imagem, mas também para garantir o conforto adequado do doente. Pesquisas demonstraram que o ruído mecânico afeta negativamente os doentes, aumentando seus níveis de ansiedade e potencialmente desencadeando ataques de pânico, em casos extremos. O desalinhamento também pode ser um fator, tornando os rolamentos ruidosos e reduzindo sua capacidade de deslizamento.

Imagiologia médica

Guias lineares Compact Rail: silenciosas e fiáveis

A Rollon Corp. desenvolveu uma variedade de guias lineares diferentes com rolamentos de rolos ao longo dos anos que ajudam a resolver problemas de movimento linear que podem afetar máquinas de imagiologia médica.

Compact Rail

Nas guias Compact Rail, o cursor se desloca sobre rolamentos de esferas grandes no interior das guias perfiladas. Essa disposição oferece três vantagens principais em aplicações de imagiologia médica.

1. Os rolamentos de esferas, maiores do que em outras configurações, criam um sistema eficiente e duradouro. As guias Compact Rail de maiores dimensões medem menos de 6,35 polegadas de altura e podem suportar uma carga máxima de 1.540 libras, mais do que o suficiente para acomodar uma cama motorizada classificada para cerca de 230 libras.

2. Compact Rail é uma guia que pode facilmente gerir o desalinhamento no sentido de paralelismo e coplanaridade. Os perfis da guia foram especialmente concebidos para permitir a liberdade axial dos rolamentos dentro das pistas.

Ao construir máquinas de imagiologia, esta capacidade de lidar com desalinhamento simplifica muito a preparação da superfície de montagem e a instalação da guia. Ao longo da vida útil da máquina, a tolerância ao desalinhamento ajuda a reduzir o desgaste dos rolamentos. Por último, os rolamentos montados em guias compactas são silenciosos em comparação com sistemas que dependem de rolamentos de esferas recirculantes. Em testes realizados pela Rollon, os cursores de Compact Rail com pistas de chão geraram menos de 70 db de ruído ao viajar a 2 m/s com uma carga de 4.000 N. Um rolamento de esferas recirculantes equivalente, operando nas mesmas condições, gerou 86 db.

guias lineares

Guias telescópicas para aplicações de extensão total

As guias telescópicas Rollon, com extensão parcial e total e deflexão extremamente baixa, apresentam um design robusto e deslocação de gaiola de esferas. As guias telescópicas de maiores dimensões oferecem cursos de mais de 1,98 metros numa direção ou 3,96 metros em modelos com extensões em ambas as extremidades conectados por um elemento intermédio fixo. Fabricadas em aço endurecido ou laminado a frio, estas guias podem suportar cargas pesadas, mesmo em configurações em cantiléver, com pouca flexão.

Para dar um exemplo de uma guia telescópica que é frequentemente utilizada em aplicações de imagiologia médica, a guia ASN63-1970 da Rollon consegue suportar uma carga superior a 4.500 kg com uma deflexão insignificante, mesmo quando estendida em 50% do seu comprimento total até ao seu curso completo de 1 metro. O uso combinado de duas destas guias telescópicas de extensão parcial duplica a capacidade de carga para 9.000 kg. As guias telescópicas de extensão total são uma opção que permite extensões ainda maiores. A pista DMS63-2210 da Rollon, por exemplo, tem um comprimento fixo de 220 centímetros e um curso total de 226. Quando totalmente estendido, um par dessas guias telescópicas pode suportar uma carga de 900 libras, com uma deflexão máxima de 1.3 polegadas.

As guias telescópicas são usadas com maior frequência em aplicações que requerem um suporte de baixo perfil, simples e econômico, para camas com configurações em cantiléver ou mesas de imagiologia.

guias telescópicas Rollon

Subscrever

Junte-se ao Rollon World e receba a nossa actualização mensal na sua caixa de correio

Seleccione o seu país

Pergunte a Rollon

Nossos especialistas conseguem resolver seus desafios

INSCREVA-SE NO SEU NOVO ESPAÇO PESSOAL

Renove a sua inscrição.
Bem-vindo à nova experiência digital da Rollon. Você já tem uma conta no Rollon.com?
Para continuar a usufruir das vantagens da sua área pessoal e descobrir as novas funcionalidades, por favor siga o link abaixo para efetuar um novo registo.

COMPLETAR MEU CADASTRO