Seu Desafio

Intralogística, entregas pontuais com guias Rollon

Artigo

Indústria logística

A indústria logística evoluiu rapidamente. Os últimos meses de pandemia aumentaram ainda mais as empresas de comércio eletrônico e os centros logísticos que introduziram cada vez mais sistemas de automação para fazer face ao aumento da procura. A utilização de shuttles automatizados e de sistemas de armazenamento e recuperação automatizados (AS/RS) para mover produtos em níveis tridimensionais dentro de centros de distribuição e redes é agora uma realidade generalizada.

Na maioria dos casos, são necessárias guias lineares para suportar esses sistemas móveis. Muitas empresas de logística investem horas e quantias substanciais de dinheiro no autodesenvolvimento de sistemas de guias lineares.
No início , essa escolha pode parecer ser uma solução simples e barata, mas quando se somam as despesas invisíveis envolvidas, como as horas de engenharia gastas, o material e o risco de falha provável, essa escolha de projeto mostra todas as suas limitações.

Essa escolha pode apresentar muitos limites a longo prazo. Vamos ver como.

Intralogística guais lineares

Soluções DIY vs Soluções Rollon

Um sistema de guias lineares funciona geralmente em um ambiente altamente cíclico e constante. Os engenheiros que desenvolvem essas soluções começam pesando o sistema de shuttle e, em seguida, adicionam componentes após componentes até terem concebido seu conjunto final. Começam por selecionar um rolamento simples, seguido pelo desenvolvimento da própria guia linear, muitas vezes com um perfil C de aço moldado ou dobrado.

Depois vem a soldadura, processos especiais, modelação de parafusos, estruturas e suportes e quaisquer outros subconjuntos necessários para ligar o mecanismo de transporte ao sistema de guias. Alguns sistemas, mesmo os mais simples, podem exigir até 50 componentes de até 20 fornecedores diferentes! Infelizmente, o risco de falha para esses conjuntos é elevado: um subcomponente simples pode falhar em qualquer fase e causar tempo de inatividade no centro de distribuição. O tempo de inatividade pode custar milhares a centenas de milhares por hora. Além disso, o tempo de inatividade para a lubrificação regular dos sistemas de movimento linear aumenta os custos. Desse ponto de vista, é evidente que optar por soluções DIY não é uma opção vantajosa.

 

Guias autoportantes: baixo risco e pouca manutenção

Nossa Speedy Rail é uma solução mais eficiente sob muitos pontos de vista. A capacidade de ligar praticamente um número ilimitado de guias (graças, em parte, à concepção tipo cauda de andorinha) permite desenvolver linhas de transporte eficientes e suaves nas quais o sistema de shuttle AS/RS funciona sem problemas. As guias autoportantes consistem em um perfil convexo de rolamentos de esferas de aço e alumínio anodizado endurecido que suportam condições ambientais adversas, bem como contaminação e desgaste. Os rolamentos montados de maior dimensão de Speedy Rail são revestidos com um composto de plástico, que permite ultrapassar detritos mais pequenos na pista sem comprometer a qualidade de funcionamento e não são afetados por poeira de cartão ou papel.

Os rolamentos também são pré-tratados com massa lubrificante de alto desempenho, permitindo que o sistema funcione continuamente durante 80.000 quilômetros sem lubrificação. Em suma, a combinação de rolos, revestimentos e perfis de alumínio anodizado de Speedy Rail garante um funcionamento confiável e duradouro sem o dispendioso tempo de inatividade causado por avarias, reparações ou manutenção regular. Uma solução como essa não só fornece eficiência, como também ajuda as empresas a manter os custos operacionais sob controle.

guias linear

A simplicidade reduz os custos

Os custos associados ao tempo de inatividade, devido à escolha de soluções autoconstruídas que são mais suscetíveis a falhas, podem afetar seriamente a rentabilidade da empresa. As soluções altamente conformes da Rollon simplificam a automação do armazém. O sistema Speedy Rail é simultaneamente duradouro e quase isento de manutenção, e elimina muitos dos custos ocultos da implementação de uma guia linear autoconstruída com seu sistema de shuttle.

Subscrever

Junte-se ao Rollon World e receba a nossa actualização mensal na sua caixa de correio

Seleccione o seu país

Pergunte a Rollon

Nossos especialistas conseguem resolver seus desafios

INSCREVA-SE NO SEU NOVO ESPAÇO PESSOAL

Renove a sua inscrição.
Bem-vindo à nova experiência digital da Rollon. Você já tem uma conta no Rollon.com?
Para continuar a usufruir das vantagens da sua área pessoal e descobrir as novas funcionalidades, por favor siga o link abaixo para efetuar um novo registo.

COMPLETAR MEU CADASTRO